Olfato, o mais primitivo dos sentidos

O cheiro está em tudo: no amor, no apetite, nas melhores lembranças. Pensando bem, todo odor provoca sentimentos.

teste

Um simples aspirar e basta para despertar fome, provocar atração ou repulsa, trazer de volta cenas do passado.
Cheirar é se emocionar sempre,  e na maioria das vezes isso é tão sutil que não prestamos atenção ao mais primitivo e intrigante dos sentidos.

Observando o comportamento dos bebês, os cientistas concluíram que a partir da primeira semana eles já reconhecem o odor da mãe. Aliás, todas as pessoas têm um cheiro próprio, uma espécie de combinação final de todas as substâncias odoríferas liberadas através da pele. Não se sabe ainda se o cheiro de cada um é de fato uma marca registrada tão particular como uma impressão digital, mas é provável que sim.

Tudo tem cheiro e para o identificarmos, nosso cérebro recorre à memória olfativa. É nela que ele identifica a qual objeto um aroma está relacionado. E é nela também que está armazenada a relação entre um cheiro e a sensação a qual aquele cheiro nos remete, a algo que vivemos no passado.

O olfato influencia também o paladar. Já que esse sentido apenas identifica os sabores doce, amargo, azedo e ácido, é o olfato que dirá se estamos mastigando uma banana ou um mamão.

 E por que as coisas têm cheiro? O que é um cheiro?

Todas as coisas que têm cheiro estão liberando moléculas – quer seja um pão ou um bolo saindo do forno, cebolas, um pedaço de fruta ou um vinho. Essas moléculas geralmente são compostos químicos leves e voláteis (de fácil evaporação) que flutuam pelo ar até chegar ao nariz. São elas: ácidos graxos, álcoois, aldeídos, cetonas, terpenosisso e principalmente os ésteres.

Falando de vinhos, sabemos que eles também têm cheiro, o qual chamamos bouquet e que é o “cartão de visitas” na hora da degustação. É o bouquet que nos contará se um vinho está estragado ou perfeito para ser degustado, se passou por madeira ou por algum tipo especial de fermentação.

vinhos tipos

E  por que os vinhos não têm cheiro de uva?

Porque o vinho é um suco de uva que passou pelo processo de fermentação e através dele, as enzimas transformaram o açucar em álcool e vários aromas acabaram aparecendo devido a esse processo químico.
É por isso que encontramos aromas de morango, abacaxi, baunilha, entre outros, em um vinho – pois os compostos químicos que descrevemos acima são os mesmos dessas frutas, por exemplo.
No caso do vinho esses aromas vão mudando com o passar do tempo, devido a novos processos químicos que continuam acontecendo na garrafa, na medida em que o vinho vai tendo contato com o oxigênio. É por isso que um vinho mais velho não terá mais os aromas de frutas frescas dos vinhos jovens, e sim de couro, tostado, defumado, etc.

Aqui uma tabela com os respectivos aromas entre vinhos e os compostos químicos:
tabela

Você percebe o quanto o cheiro é importante e o quanto é legal prestarmos mais atenção a ele?

Exercite esse sentido: vá à uma feira e cheire as frutas, os legumes, as ervas, as flores, os temperos … seja um pouco mais politicamente incorreto e cheire sim sua comida! Enfim, cheire tudo!

teste2

Isso é tão natural, mas a sociedade complica tanto, que nos afastamos dos prazeres mais básicos
.casal-beijando-em-extase
Entre um casal, o cheiro é o começo de tudo.  É uma questão química: o odor natural de cada um desperta o desejo no outro e faz com que a atração se estabeleça.
Então, cheire mais, exercite isso, sem medo de ser feliz!!!

(fontes:
Revista Super Interessante http://super.abril.com.br/cotidiano/olfato-sentido-vida-438456.shtml ,
Uol Saúde http://www.hsw.uol.com.br/questao139.htm) e interpretação livre de Regiane Avila

(foto da imagem destacada de Nadia Jung)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s